domingo, 26 de outubro de 2008

Minha louca vida de mesário ou um (futuro) bibliotecário nas eleições


Alguém sabe o que é pior do que trabalhar durante o sábado?? É trabalhar o sábado e o domingo também! Mas, tirando a parte estressante (que foi sábado, lógico!), foi um ótimo final de semana. Me diverti muito como mesário. Logo na primeira vez já ser Presidente da mesa! Sei que vocês vão me achar louco, mas eu pedi por isso! Eu me inscrevi no site da Justiça Eleitoral para ser mesário nessas eleições. E adorei fazer isso.

Sou apolítico. Totalmente. E sim, me inscrevi pensando apenas nos dias de folga que teria direito. Mas, eu tinha me esquecido das pessoas que eu encontraria. Fiquei responsável pela seção onde voto. Os outros mesários (Aline, Elaine e Fágner) são muito gente boa. Rimos muito com as histórias do Fágner! Encontrei também várias pessoas que conheço que votavam naquela seção (uma em especial, nem vale comentar! rs).

Tive também a oportunidade de esclarecer meus "colegas de mesa" sobre minha escolhida (!?) profissão. Eles nem imaginavam as possibilidades de um bibliotecário trabalhar com sites. Eles tinham aquela velha visão de senhoras, de coque na cabeça, fazendo tricô e pedindo para as pessoas calarem a boca. Foi legal poder esclarecer isso para eles.

Quanto ao trabalho de mesário, não vou dizer frases clichês do tipo: "me senti útil"; "fiz meu papel para a democracia", etc. Não. Realmente não foi isso que senti nem no primeiro, nem no segundo turno. Tudo não passa de um jogo de cartas marcadas. Foi apenas interessante ver como é que algumas pessoas encaram esse dia. Existem aqueles que se arrumam, passam perfume, como se fossem num evento muito importante. Outros, ficam esperando na porta, impacientes, querendo logo acabar com aquilo para irem para casa dormir. Essa é a parte que cabe a cada um de nós desse "mega latifúndio" chamado Brasil.

Apesar de tudo isso, eu recomendo. É algo relaxante e até (eu arrisco dizer) revigorante. E já estou colhendo os frutos. Hoje e amanhã, só descanso! Etâ maravilha de democracia! rs


H (se o Lula conseguiu..)

Nenhum comentário: