sábado, 20 de dezembro de 2008

Compositores - Bernard Herrmann


Nascido em Nova York no dia 29 de junho de 1911, Herrmann foi um prodígio que iniciou a compor ainda adolescente. Sua amizade com o então apenas promissor diretor Orson Welles levou-o a compor para muitos dos programas de rádio desse e, também, ao seu primeiro score cinematográfico: “Cidadão Kane” (1941). Em contraste ao estilo que prevalecia em Hollywood, as trilhas de Herrmann, no lugar de luxuriantes arranjos para toda a orquestra, possuíam orquestrações incomuns, normalmente dando ênfase a uma categoria específica de instrumentos. É o caso da música de “Psicose” (1960), composta exclusivamente para cordas. Igualmente inovador foi o uso de temas breves e facilmente reconhecíveis, ao invés de melodias mais longas.

Apesar de Herrmann ter sido um sujeito difícil e irascível, ao longo de sua carreira manteve com sucesso algumas parcerias com diretores e produtores. O compositor é lembrado pelo cinéfilo principalmente por sua colaboração com o mestre do suspense, Alfred Hitchcock. Dentre as muitas trilhas para Hitchcock, destacam-se “O homem que sabia demais” (1956), “Um corpo que cai” (1958) e o já citado “Psicose” (1960).

Tão importante quanto a colaboração com Hitchcock foi a obra de Herrmann dedicada ao cinema fantástico. Como nenhum outro de seus colegas, "Benny" (como seus amigos o chamavam) conseguia não apenas criar melodias para acompanhar as imagens de um filme, mas também transportar essas imagens para a música, elevando-a para uma nova dimensão de impacto.

Muitos discutem se Bernard Herrmann foi o maior compositor de cinema que já existiu. Mas é indiscutível que Herrmann, graças ao seu legado em termos de estrutura musical, uso de instrumentação inovadora e estilo de composição, teve grande influência no modo como os filmes passaram a ser musicados, e conquistou seu lugar na galeria dos grandes compositores da Era de Ouro de Hollywood. Morreu em 23 de dezembro de 1975, algumas horas após encerrar as gravações de “Taxi Driver”.

Algumas de suas composições:

* Cidadão Kane (1941)
* Soberba (1942)
* O fantasma apaixonado (1947)
* O dia em que a Terra parou (1951)
* O homem errado (1956)
* Um corpo que cai (1958)
* Intriga internacional (1959)
* Psicose (1960)
* Fahrenheit 451 (1966)
* Taxi Driver (1976)



H (Norman Bates para presidente! rs)

Nenhum comentário: