quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Olhos de serpente - homenagem

Não. Esse não é de serpente

"Se acontecer de, instantes antes do momento fatal, assassino e vítima trocarem um olhar, por menor que seja esse instante e o conhecimento entre ambos, esse olhar de delírio e êxtase, de medo e aflição, será a experiência mais completa que terão em suas vidas. Um momento de cumplicidade sem igual."

Essa frase (ou alguma coisa bem próxima dela.. rs) permeou um dos meus últimos sonhos. A história toda eu não me lembro. Mas essa frase me chamou muito a atenção. Principalmente porque me foi dita por alguém que nunca vi, mas sinto que logo, logo vamos nos conhecer.

Assim que acordei, anotei-a num papel e depois da terceira vez que a li, relembrei de uma época da minha vida, mais precisamente de uma característica (que não posso chamar de defeito já que era reflexo da minha excessiva timidez) minha que me perturbava muito: não conseguir encarar as pessoas, olhá-las diretamente nos olhos e sustentar esse olhar.

Eu parecia um parvo. A pessoa ali conversando comigo e eu fitando o chão. Pior que uma criança! Chegado o momento das vacas magras, quando decidi procurar meu primeiro emprego, uma pessoa (acho que já irritada com essa minha peculiaridade.. rs) me deu um "puxão de orelha": se eu continuasse a não encarar as pessoas durante um papo, elas nunca confiariam em qualquer palavra que saisse da minha boca. O começo foi estranho. A vontade de baixar a cabeça era muito forte. Hoje, não consigo conversar com alguém sem ver seus olhos. Com o tempo aprendi que eles (os olhos) também têm muito o que dizer. Mesmo (ou, em alguns casos, principalmente) quando palavras não são proferidas.

"Aonde quer que eu vá / levo você no olhar" (Paralamas do Sucesso)


H ("Quando a luz dos olhos meus..." rs)

2 comentários:

The Owl disse...

Eu além de não conseguir olhar nos olhos ainda cobria boa parte do rosto com o cabelo..rs. Mas sempre tive a impressão de que pessoas tímidas têm olhos mais expressivos. Vai ver é uma compensação pro fato de pouco falarmos com a boca.

The Owl disse...

Obrigada! Faz diferença saber que meus posts servem pra alguma coisa sim!
Ok, já mudei pra "blog do H"..rs