terça-feira, 17 de março de 2009

A falsidade gira-mundo


Desde que o mundo é mundo, mas principalmente, desde que o homem se tornou esse ser civilizado (coitado do Darcy Ribeiro e cia.!), "sedentário ativo" (entenda-se por preguiçoso e refém da própria comodidade).. não.. isso poderia ser o começo de outro post que escrevi esse ano.

Na verdade, eu quero falar sobre uma das características mais perturbadoras e recorrentes em nossos dias: a falsidade. Hoje é tão difícil encontrar uma opinião sincera vinda de alguém próximo, que até me pergunto se realmente posso (e devo) confiar nas outras pessoas. Todos os gestos, frases, olhares.. enfim, tudo. Parece tão falso.

Tenho certeza que não sou o único nessa situação. Todos os dias, ouço o que as pessoas têm para me falar. E tudo soa tão arrogante, cínico, desmedido que não consigo levar mais nada a sério. Muito pior que isso! Já me entreguei também a esse hábito. Aliás, hoje, acho que é uma das minhas características mais marcantes. Logo de cara, as pessoas que me conhecem pela primeira vez, já me olham com aquela cara "ou ele é muito falso ou, muito cínico!"

Antes, não me importava tanto com isso, com esse olhar de esgueira (sempre quis escrever isso! rs) alheio. Mas, na minha atual situação, não sei bem porquê, simplesmente não consigo deixar de reparar (e me autocensurar). Claro que seria bem mais fácil tentar mudar, deixar meus comentários arrogantes e cínicos de lado! Mas quem disse que consigo?! Já está impregnado em mim! Com certeza, e se Deus for tão injusto comigo (!!!), passarei essa característica para meu (s) filho (s)! Agora estou com medo! Porém, acho que ainda não sou um caso terminal...

Voltando ao assunto: agora, pense você; quantas vezes você não se viu rodeado por comentários, insinuações, elogios, indiretas esnobes, com aquela pitada de mentira? Mas, afinal, ser falso implica só em mentir?! Não, claro que não! Talvez a principal prerrogativa de um indivíduo falso seja mais a omissão do que a mentira em si. Uma pessoa que vê na falsidade um meio de "subir na vida", nem que seja pisando nas outras pessoas, não precisa necessariamente usar da mentira ou de insinuações falsas para isso. Basta omitir dados, fatos, indícios etc. Se a mentira em si já faz a criatura que a utiliza parecer o inverso do que realmente é, com o ato da omissão não é diferente.

Isso é triste, mas é o faz o mundo girar hoje. E é o que fará ele continuar girando por um bom tempo. Rui Barbosa, certa vez, disse que "de tanto ver triunfar a mentira e a falsidade, tenho até vergonha de ser honesto". Sorte dele não estar vivo!


H ("Nossa, mas como você emagreceu!")

Nenhum comentário: