sexta-feira, 10 de abril de 2009

As complicações da vida..


Desde que o mundo é mundo, mas, principalmente, desde que o ser humano "surgiu" (não quero brigar e muito menos defender Darwinistas e Religiosos) nesse planeta, nossa vida não tem sido fácil. Claro que ela tem sido fácil se levarmos em consideração que somos os únicos animais (ir)racionais (novamente, vai da interpretação de cada!), topo da cadeia alimentar, com inteligência incomparável com qualquer outro animal.

Porém, não é desse tipo de facilidade que estou querendo dizer. Na verdade, a palavra certa nem é facilidade. Seria a pré-disposição que temos para dificultar tudo relacionado a nossa vivência. Trazer preocupações ou impecilhos para nossa trajetória.

Para algumas pessoas, eu até diria que esse é a razão de suas vidas: buscar preocupações sempre. Sem elas, nada faria sentido. Mas como conseguimos dificultar algo tão simples quanto a vida? Quando viver deixa de ser um prazer para se tornar um fardo? E, afinal de contas, por que complicá-la?

Eu não me lembro exatamente qual filósofo, que li durante meu terceiro semestre da faculdade, disse "a vida foi criada como um caminho plano e tranquilo, margeado de beleza e inspiração. Porém, como o tédio arde aos olhos mais do que a passividade, logo o ser humano encontra um jeito de deixar a estrada mais sinuosa e perigosa, pelo simples gosto do desafio".

Acho que é bem isso mesmo. Adoramos uma complicação apenas para "apimentar" algo monótono. Escola, amigos, família, emprego, namorada (o), cachorro, gato, papagaio... tudo ajuda a seguir em frente. Mesmo atrapalhando de vez em quando.. rs


H (perfeição é uma questão de interpretação)

Nenhum comentário: