sexta-feira, 19 de junho de 2009

Homenagem de um gato gorducho para outro

Um gordo gato laranja, de olhos grandes, preguiçoso, guloso e sarcástico até o último pêlo (a nova ortografia ainda não vale para esse mundo!).

Apesar de ter “nascido” numa segunda-feira (19 de junho de 1978), a detesta tanto quanto dietas e exercícios físicos. Uma das únicas coisas que o diverte são as trapalhadas de seu dono, Jon Arbuckle, principalmente quando esse tenta dar uma cantada na veterinária Liz Wilson.

Adora filosofar, muitas vezes enquanto fita o teto ou observa as pessoas pela janela da sala. Seu dono e seu “companheiro” Odie são os principais alvos de seu sarcasmo desmedido. Folgado e bonachão, tem como principal hobby assistir televisão e principais atividades, dormir e comer lasanha.

Criado pelo cartunista Jim Davis, o gato Garfield tem hoje a segunda tirinha mais publicada em jornais (mais de 2.500) pelo mundo, só perdendo para as da turma do Snoopy. Teve seu nome inspirado no avô de Jim, James Garfield Davis (que, por sua vez, foi inspirado no nome do vigésimo presidente norte-americano, James Garfield).

Seja em tiras, desenhos para TV e/ou filmes, a prerrogativa mor da "saga" Garfield é ironizar as pessoas que transformam os animais de estimação nos "donos da casa".

Quem quiser mais informações, pode acessar o site oficial do gato mais preguiçoso do planeta.

Essa é a primeira tira publicada.. reparem na diferença dos traços dele..

H (analisando bem, somos muito parecidos.. rs)

2 comentários:

Anônimo disse...

Comentário bacana, agradável e nostálgico a um personagem tão simples, querido e inteligente, no qual, todos se identificam um pouco. É verdade que detrás das cômicas histórias do personagem, há uma crítica aos padrões que a sociedade deixa escravizar-se.

The Owl disse...

Garfield é minha segunda tirinha preferida. Tb me identifico com ele em certos pontos e me inspiro no seu tipo de humor. Só acho uma putaria essa história de desenhos e filmes. Acabaram com a essência da tira.