quarta-feira, 3 de junho de 2009

Seja espontâneo!

Desligue o PC e vá fazer algo útil!

Como passei um bom tempo parado na fila indiana que os ônibus gostam de formar próximo ao Masp, resolvi percorreu meu olhar pelos arredores. E qual não foi a minha surpresa quando, de repente, me deparo com uma dupla de músicos de rua fazendo performances dignas de Andre Rieu e Jimmy Hendrix. Era tão empolgante que até tirei os fones de ouvido para ouvi-los melhor. Porém, como nem tudo na vida é perfeito, nesse exato momento, a fila começou a andar. Que pena. Só porque eu queria ver o sósia do Hendrix colocar fogo na guitarra dele! rs

Bom, algum tempo depois, já na Avenida São João, e ainda com a imagem dos sósias na cabeça, vi uma frase pichada num muro: "Por uma vida sem catracas!". Passei a refletir sobre isso e logo uma coisa que tem me incomodado há algum tempo começou a tomar forma definitiva. Talvez incomodado não seja bem a palavra. Mas que tem me feito pensar bastante, isso tem: espontaneidade. Quanto tempo não vejo alguém sendo o que realmente é!

Muitas vezes por imposição alheia, temos que reprimir nossas vontades. Às vezes até por medo de como seremos vistos. Sim, eu falo por experiência própria. Até dentro da minha casa, por inúmeras vezes precisei omitir certos aspectos da minha personalidade com receio de como meus pais aceitariam isso.

Já pensou como seria bom rir das piadas que você realmente achasse engraçadas? E não soltar aquela gargalhada falsa só porque foi o seu chefe quem a contou! Dizer para uma pessoa desconhecida que passa por você na rua o quanto ela é bonita sem se importar com os comentários e/ou reações adversas que possam surgir daí para frente?!

Mas, a minha favorita mesmo é essa: trampar no que realmente gosta, fazendo seu trabalho com tanto gosto que faria o seu salário parecer tão supérfluo quanto moeda de 1 centavo?! Francamente, essa vida em sociedade me deixa muito triste às vezes. Não temos espaço nem oportunidade para sermos sinceros com aquilo que nos incomoda, autonomia para dizermos bobagens nas melhores e, principalmente, nas piores horas.

É, mas quem vendeu a própria liberdade por um punhado de metal e um amontoado de papéis cunhados de valiosos, como nós, acho que o termo "instinto" já entrou em desuso antes mesmo da nossa criação.

Um dia ainda quero ver o "sistema" falhar para, assim, conseguir o lado obscuro que cada um.. rs


H ("natural como a sede".. rs Maldito curso de Criação & Design! rs)

Nenhum comentário: