sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cabeceira do H - a ventania antes da sombra


Dois meses! Isso é tempo demais para escrever a continuação de um dos quadros que mais gosto nesse blog. Porém, além da falta de tempo, também posso culpar a vontade de não falar sobre um livro antigo e/ou lido há muito tempo.

Agora, com o fim do semestre (mesmo com a greve terminando) da faculdade e as férias do trabalho, aproveitei para tentar diminuir minha pilha de obras literárias. No ritmo que estou indo, talvez consiga por fim antes de completar 50 anos.

Mas, como é de praxe nesse quadro, vamos ao momento flashback:

Depois de ler o livro da minha vida, que inclusive já foi uma das dicas desse quadro, juro que fiquei meio sem rumo sobre o que ler dali em diante. Mas, como aconteceu com os autores Dennis Lehane e Markus Zusak, resolvi que leria o novo livro do Carlos Ruiz Záfon assim que ele saísse.

Um mês e meio atrás, uma amiga que está trabalhando no Rio de Janeiro, me alertou sobre a publicação da mais nova aventura literária do escritor espanhol. Infelizmente, por problemas financeiros, só consegui comprá-lo há três semanas.

"O Jogo do Anjo" (El Juego del Angel), tem sua trama na mesma Barcelona de "A Sombra do Vento". Porém, se desenrola antes desse. Tem como alvo principal o jovem David Martín, um escritor promissor cansado de desperdiçar seu talento num jornal de quinta categoria da cidade. Depois de escrever vários folhetins seriados sobre o título de "A Cidade dos Malditos", Martín se vê envolvido com uma pessoa misteriosa que o contrata para escrever algo totalmente novo e de impacto nunca antes visto. Muitos dos pontos de referência utilizados pelo autor no seu primeiro romance também se fazem presentes nesse.

Tenho que confessar que foi um dos livros que mais me perturbou. Nem mesmo Stephen King conseguiu tal feito. Mas o recomendo porque, da mesma forma que me foi perturbador, também foi um dos poucos me fascinou tanto. Comecei a lê-lo na semana passada, minha última de trabalho. E, por mais de uma vez, me peguei lendo-o até à 1h da madrugada (detalhe: eu acordava às 5h para ir trabalhar).

Para quem gostou do primeiro livro lançado no Brasil do Carlos Ruiz, indico. Para quem gosta de histórias de amor "disfarçadas", indico. Enfim, indico para quem, assim como eu, costuma viciar-se rapidamente numa leitura.

Aqui um vídeo que encontrei sobre o livro no Youtube:




Boa leitura a todos..


H ("Ler também é um exercício")

Nenhum comentário: