segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ponto de vista



Certa vez, não me lembro muito bem onde, li que cada história, para ter seu contexto acertadamente analisado, depende de um ponto de vista “sorteado” em vários.

Tudo é uma questão de visão. A análise surge sobre o prisma do observador diante de um caso específico. Ilustrarei melhor o meu discurso com a comparação entre dois fatos parecidos que me ocorreram nos últimos dias:

1º caso: sexta-feira, dia 13. Um dia assombrado para alguns, mítico para outros. Para mim, um dia normal. Como sempre. Cheguei ao ponto do primeiro ônibus que pego para ir trabalhar no horário de costume. E, como de praxe, fiquei mais de 10 minutos esperando o maldito de busão passar. Quando adentrei ao dito cujo, a primeira coisa que me veio à cabeça foi “vou me atrasar”! Dito é feito;

2º caso: hoje, dia 16. O despertador tocou no horário certo. Eu o desliguei e voltei a dormir. Acordei num sobressalto, em cima do horário limite. Ciente do meu atraso, fiz o possível para me arrumar em tempo digno do Guiness Book (com 9 minutos, acho que mereço ao menos uma menção honrosa! rs). Andei o mais rápido que eu pude para chegar ao ponto. No caminho, um pensamento fortuito me veio a mente: “como seria bom se o ônibus atrasasse hoje também!”. Dois minutos de espera no ponto foram suficientes para me deixar contente.

Entenderam a questão do ponto de vista?! No primeiro caso, eu tinha tudo para ficar estressado o restante do dia com relação a isso. Porém, não foi isso que me irritou nesse dia, e sim o fato de eu ter acordado no horário, me arrumado no prazo, chegar ao ponto com tempo de sobra e, mesmo assim, por motivos que fogem da minha alçada, chegar atrasado no trabalho. Já no segundo caso, eu já estava conformado que me atrasaria. Contudo, fiquei contente, justamente porque o ônibus passou com o mesmo atraso de antes.

Alguns o chamariam de ironia... eu, chamo de destino. Tudo depende do seu ponto de vista, do ângulo pelo qual se observa.


H (1x1)

Um comentário:

The Owl disse...

Isso me lembrou aquela tirinha do Calvin:

Calvin: Isso não é justo!

Pai do Calvin: O mundo não é justo, Calvin.

Calvin: Eu sei, mas por que ele não pode ser injusto a meu favor?

Gostei bastante do texto, mas o que adorei mesmo foi a foto..rsrs