terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Diretores - Ingmar Bergman


O cinema não é um ofício. É uma arte. Cinema não é um trabalho de equipe. O diretor está só diante de uma página em branco. Para Bergman estar só é se fazer perguntas; filmar é encontrar as respostas. Nada poderia ser mais classicamente romântico.” (Jean-Luc Godard, cineasta francês)

Ernest Ingmar Bergman, talvez o mais influente dos diretores europeus, nasceu na cidade de Uppsala, Suécia, em 14 de julho de 1918. Criado no seio de uma família protestante, desde criança, Bergman demonstrava uma predileção por peças teatrais, principalmente pelas adaptações escolares e o teatro de marionetes.

Aos 18 anos, ingressa na Escola Superior de Estocolmo, onde seu interesse pelo teatro mostrou-se imperturbável. Logo após se formar, conseguiu um lugar como diretor-assistente no Teatro Dramaten e lá ficou até 1942. Foi nesse período que dirigiu sua primeira peça, “Morte de Kasper” (1941). Também são dessa época seus primeiros roteiros, escritos para os mais importantes cineastas suecos.

Seus primeiros filmes foram influenciados por Marcel Carné (diretor francês) e pelo realismo poético francês. O próprio Bergman se considerava um diretor sem estilo e que copiava os que admirava. Não demorou muito para tornar-se um renovador do cinema e foi um dos primeiros a abordar o tema da incomunicabilidade do casal como ponto central da trama.


Contudo, foi apenas em meados da década de 1950 que conseguiu o reconhecimento merecido, depois que a comédia “Sorrisos de uma Noite de Verão” (1955) venceu o prêmio do júri no Festival de Cannes. A partir daí, sua obra adquiriu mais consistência e, consequentemente, fama. Era um diretor cultuado não só por seus compatriotas, como também por todos na Europa.

Depois de “Sorrisos...”, Bergman concluiu duas de suas mais importantes e conhecidas obras na seqüência, “O Sétimo Selo” (foto acima) e “Morangos Silvestres”. Com eles, tornou-se célebre. “O Sétimo Selo” (meu filme favorito dele.. rs) conta a história de um cavaleiro medieval que joga xadrez com a Morte para tentar salvar a sua vida. Cínico, não acreditava na sua salvação nem da humanidade, no caso, destruída pela peste negra e pelo obscurantismo da Igreja, que queimava bruxas e atormentava a todos com a Inquisição. Poucos momentos são mais belos quanto a cena final, um balé macabro em que todos, de mãos dadas, seguem guiados pela morte para o fim metafísico.

Em seu universo criativo, além do universo feminino, a presença de Deus, as teorias de Jung, descendo às profundezas da condição humana, leva o público a se questionar sobre assuntos até então renegados pelos demais gêneros cinematográficos. Seus trabalhos lidam geralmente com questões existenciais, como a mortalidade, a solidão e a fé (e, porque não, sua descrença). Suas influências literárias, assim como era de se esperar, provêm do teatro: Henrik Ibsen e August Strindberg.

Em abril de 1976 exilou-se voluntariamente por causa de uma perseguição do fisco sueco. Estabeleceu-se em Munique e trabalhou no Residenzteather. Ao mesmo tempo, convidado a ir até Hollywood, realizou uma de suas obras mais fracas, “O Ovo da Serpente”, hoje um de seus filmes mais cultuados. De volta ao seu país, fez a mais ambiciosa produção de sua carreira, uma espécie de ''enciclopédia'' bergmaniana: ''Fanny e Alexander'' (foto abaixo). Neste momento declarou terminada sua obra para o cinema, decidindo trabalhar só para o teatro.


Ao longo de seus mais de 40 filmes, Bergman voltou várias vezes aos mesmos temas, porém, nunca da mesma forma. Seguiu fazendo obras-primas, uma atrás da outra, todas em preto-e-branco. Segundo Bergman, a preferência pelo contraste devia-se ao fato de que os sonhos eram em preto-e-branco e ele filmava seus filmes como sendo pesadelos existenciais. Até que descobriu a cor e mais uma obra-prima surgiu: "Gritos e Sussurros" (1972), a ode em vermelho às mulheres.

Vencedor de três Oscar® na categoria de Melhor Filme Estrangeiro (“A Fonte da Donzela”, 1959; “Através de Um Espelho”, 1961; e “Fanny e Alexandre”, 1982) e indicado outras três vezes ao Oscar® de Melhor Direção, recebeu, em 1971, o prêmio Irving G. Thalberg Memorial Award por sua inestimável contribuição à sétima arte. Faleceu em 30 de julho de 2007, na sua residência, na Ilha de Faro, de causas naturais. Foi, sem dúvida alguma, um dos cineastas que mais contribuiu para fazer o cinema ser conhecido como forma de expressão artística.

Algumas de suas obras-primas que eu recomendo:


H (desculpe-me, mas é meu diretor favorito)

Nenhum comentário: