domingo, 13 de fevereiro de 2011

Assista e curta - versão 2011


Para quem pensou que eu havia morrido, bem, meu "olá" especial. Sei que os desejos são muitos e, em alguns casos, acreditem, são mútuos. Porém, e deixando isso de lado (por enquanto), o motivo dessa "volta ao mundo dos vivos" é o assunto da vez, que vem roubando minha atenção desde a última quinta-feira, como sempre acontece nessa época, ano após ano: a premiação do Oscar®.

Hoje, falarei e mostrarei apenas os cinco indicados a Melhor Curta de Animação, uma das categorias que mais tenho gostado por achá-la bastante democrática, tanto na escolha dos candidatos, quanto na premiação nessas edições mais recentes. Sem mais delongas, the nominees are:


The Gruffalo - Inglaterra e Alemanha - 27 min

Um camundongo vai passear na floresta e acaba encontrando diversos predadores. O curta tem as vozes de astros do cinema inglês, como Helena Bonham Carter, Tom Wilkinson, John Hurt e Robbie Coltrane e foi dirigido por Max Lang e Jakob Schuh.



The Lost Thing - Austrália e Inglaterra - 15 min

Em um futuro distópico, um garoto encontra uma criatura na praia e a nomeia de The Lost Thing. Animação dirigida por Andrew Ruhemann e Shaun Tan.



Madagascar, Carnet de Voyage - França - 12 min

Madagascar, Carnet de Voyage, dirigido por Bastien Dubois, conta a história da cultura e do povo de Madagascar, através do diário de um viajante europeu. É o mais diferente dos curtas que concorrem ao prêmio, com um estilo de animação mais "old school". Este, inclusive, vi na edição mais recente do Anima Mundi, em julho de 2010.



Let's Pollute - EUA - 6 min

Let's Pollute, dirigido por Geefwee Boedoe, é uma animação que tem o estilo dos vídeos educacionais exibidos nos Estados Unidos na década de 50. De uma maneira muito irônica, o curta nos mostra os males da industrialização e como o homem faz de tudo para destruir a natureza, já há muito tempo.



Dia & Noite - EUA - 6 min

Dia & Noite, de Teddy Newton, é mais um perfeito curta da Pixar. Ele foi exibido antes do filme Toy Story 3 e, como sempre, traz a qualidade e inventividade que marca o trabalho da produtora norte-americana. Meu favorito.



É isso pessoal. Aos poucos, o blog irá voltar ao normal. Tenho vários posts prontos, porém, tudo acontecerá ao seu tempo. Não percam, ainda essa semana, minhas opiniões quanto aos indicados nas 8 principais categorias do Oscar®.


H (Animado. Literalmente)

Nenhum comentário: