quinta-feira, 9 de junho de 2011

Era uma vez.. fim



Dias atrás, deparei-me com esse texto de uma das mais promissoras escritoras da biblio. Como sempre acontece, e não só com relação ao que ela escreve, pensei “putz! Seu incompetente! Por que você nunca tem umas ideias legais assim para post?! Desiste dessa porra logo e vai ler um livro!”.


Bom, não foi beeeem isso. Mas trocando uma palavra aqui, outra ali, o sentido é esse mesmo.


Já faz algum tempo que a minha inspiração para textos “não-acadêmicos” anda tão capenga quanto a minha velha. Logo, decidi (na cara dura! rs) pegar o mote do post dessa promissora escritora emprestado (sem prazo de devolução, óbvio!) e escrever algo numa cadência parecida.


Certa vez, escrevi algo bem prosaico sobre os livros que li. Confesso que não foram muitos, porque, mais do que lê-los, gosto mesmo é de relê-los.


Dificilmente consigo me ater às primeiras frases de um livro. Aliás, só consigo me concentrar na leitura (indiferente do livro) a partir do segundo capítulo. Não me perguntem o porquê. Por isso o fato da releitura. Já o último capítulo é uma questão mais sofrida. Afinal, envolve o término de um ciclo. Já cheguei ao extremo de postergar em 1 mês a leitura de um.


Mas o fim de livro é assim mesmo: você fica ali, estático, esperando por mais, sem se dar conta que o autor já se foi, há um bom tempo. Em várias ocasiões, sem nem ao menos preparar uma despedida digna.


Pois bem.. baseado nisso, separei esse post em duas partes: Frases iniciais e Frases finais. Não posso dizer que são as que mais me inspiraram. Mas foram, de alguma forma, especiais no momento da leitura. Julguei desnecessárias quaisquer explicações sobre as citações. Enjoy:


Frases iniciais


Primeiro, as cores.
Depois, os humanos.
Em geral, é assim que vejo as coisas.
Ou, pelo menos, é o que tento.


EIS UM PEQUENO FATO
Você vai morrer
.”


Markus Zusak, ‘A menina que roubava livros’, 2007.




"Quem de vocês nunca sentiu uma súbita pontada ao reviver uma velha experiência ou ao sentir uma emoção antiga?"


Agatha Christie, 'Cai o pano', 1975




Frases finais


Mas a Morte, que não consultamos sobre nossos projetos e a quem não podemos pedir a aquiescência, a Morte, que nos deixa sonhar com felicidade e fama sem dizer sim ou não, sai bruscamente de sua tocaia e varre para longe nossos planos, nossos sonhos e a arquitetura ideal onde abrigávamos em pensamento a glória de nossos últimos dias!”


Baudelaire, ‘Um comedor de ópio’, 1860.




A cidade está expectante, dizia o locutor. A cidade, nos garantiu ele, está com a respiração suspensa.”


Dennis Lehane, ‘Apelo às trevas’, 2003.




“[do conto Em terra de cego, de Herbert George Wells] Havia sombras muito misteriosas na garganta, o azul se aprofundando para o púrpura, e o púrpura para uma escuridão luminosa, e lá em cima estava a ilimitada vastidão do céu. Mas ele não mais prestava atenção nessas coisas; ficou bastante quieto por ali, sorrindo como se estivesse satisfeito simplesmente por ter fugido do vale dos cegos, no qual tinha pensado ser rei. O brilho do pôr-do-sol passou, a noite chegou, e ele ainda estava quieto, deitado, em paz e contente sob as estrelas frias e claras.”


Ítalo Calvino (org.), ‘Contos fantásticos do século XIX’, 2004.




“’Pedi e sereis atendidos.’
Lúcia fez que sim. ‘O diabo é que nós somos muito apressadinhos e queremos tudo na hora, não é, Cristo?’ – perguntou, dando uma piscadinha para o alto
.”


Ganymédes José, ‘Corações de pedra’, 1985.




Tudo que pude fazer foi virar-me para Liesel Meminger e lhe dizer a única verdade que realmente sei. Eu a disse à menina que roubava livros e a digo a você agora.
UMA ÚLTIMA NOTA DE SUA NARRADORA
Os seres humanos me assombram
.”


Markus Zusak, 'A menina que roubava livros', 2007




"Era enfim a vida real, com meu coração a salvo, e condenado a morrer de bom amor na agonia feliz de qualquer dia depois dos meus cem anos."


Gabriel García Márquez, 'Memória de minhas putas tristes', 2005




H (sem fábulas de Esopo)




* Imagem retirada daqui

Um comentário:

The Owl disse...

Muito obrigada pela parte que me toca! Vou ficar me achando por uns 5 minutos aqui! xD

Mas eu que fiquei com inveja agora. Seu post ficou bem mais completo que o meu. Esse TCC não me deixa fazer mais nada direito! >_<

E quanto à ideia, trabalhamos com creative commons..rs