terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Top 10 músicas que mais ouvi em 2011


E aqui está mais um Top. Provavelmente o mais especial deles. Porque, como vocês podem confirmar aqui e aqui também, essa já é a terceira edição do "Top 10 músicas que mais ouvi". Mas, o que ele é afinal?!

Bem, o "Top 10 músicas" foi uma ideia sugerida por uma amiga, lá por meados de 2009. Segundo palavras dela, eu não sou um viciado em música. Eu, simplesmente, vivo por música. Tudo, absolutamente tudo, que faço tem uma canção como mote e/ou pano de fundo. E quem sou eu para desmenti-la?

Dando continuidade a essa tradição, o ano de 2011 foi aquele em que a música se fez mais presente e, consequentemente, mais necessária no meu dia-a-dia. Contrariando os anos da minha adolescência, o silêncio não me inspira mais. Somente a música (além do cigarro) é capaz de ordenar o turbilhão de pensamentos diários. Afastar meus demônios, fortalecer minhas defesas e desacreditar minhas dúvidas e decepções.

Como de costume, cabe fazer algumas ressalvas quanto a essa lista: 1) nenhum artista, apesar de ter acontecido e, isso eu explicarei a seguir, se repete; 2) tentei ao máximo não ofender (ou mesmo citar) pessoas e eventos durante as explicações; 3) pelo grau de dificuldade durante a escolha, inclui algumas ‘menções honrosas’ no final do post. Segue a lista:


10) Passion Pit – Little secrets

Acho que peguei a dica dessa banda no site do Chongas (mas não é certeza!). Na época, lá pelos idos de junho, a música indicada era essa. Pesquisando um pouco mais, encontrei a responsável pelo fim dessa lista. Gostei da cadência e letra. Virou hit na minha playlist. Porém, logo deu lugar a outras. Ou melhor, nove outras. Na sequência.




9) Jamiroquai – Smile

Não tenho muito que falar dessa. Se não me falha a memória (afinal, idade e condições físicas para isso eu já tenho), se encaixa no mesmo caso da música citada anteriormente. Não é raro eu ficar zanzando por inúmeros sites, navegando pelos diversos links compartilhados e acabar por encontrar algo realmente bom e, no mesmo instante, me esquecer completamente onde estou ou como cheguei ali.

Jamiroquai é uma banda que curto desde que vi o clipe da música Deeper Underground pela primeira vez na MTV. Ver o Jay Kay dançando numa sala de cinema inundada foi pirante! A partir daí, a banda se tornou habitué das minhas playlists.




8) Intergalactic Lovers – Delay

Uma das melhores surpresas do ano, a banda lançou em março o disco Greetings & Salutations. Uma amiga me passou o link da versão acústica dessa música em meados de abril. Virou presença constante nas minhas andanças auditivas.



Vale destacar essa outra, tão boa quanto.


7) A Banda Mais Bonita da Cidade – Oração

Surgiram como um meteoro. A letra ad eternum agradou alguns, irritou outros e, logo, se tornou viral, parodiada n vezes.

Eu, sinceramente, gostei. Durante um tempo. Depois parti para outras canções do grupo. Confesso que já tinha uns três ou quatro meses que não a ouvia. E, hoje, descobri que ela ainda me encanta. Mas vamos com parcimônia, certo?




6) Incubus – Love hurts

Uma das letras mais bonitas que ouvi nesses últimos meses. Faz parte do álbum Light Grenades, de 2006. Achei por acaso, no YouTube, enquanto procurava por novidades sobre a banda. Que, aliás, lançou o disco If Not Now, When? em julho desse ano. Ainda não tive tempo para ouvi-lo, mas algo me diz que é por um bom motivo.

A música (Love hurts), em si, não significa nada. Apenas uma constatação (ele realmente machuca). Durante algumas semanas de agosto e setembro, foi minha música de dormir (sem maiores explicações!).




5) Foo Fighters – I should have know / These days

Foi uma escolha muito difícil. E, como não consegui chegar a um acordo, decidi dividir esse 5º lugar entre as duas do álbum Wasting Light que mais ouvi. Ambas têm relação com a música citada anteriormente e, também, com o 1º lugar (quem me conhece, dispensa maiores explicações).

Poucas pessoas sabem, mas, como [péssimo] baterista que sou, sempre procurei me inspirar no Dave Grohl quando assumia as baquetas. Acompanhei o surgimento da banda, desde o primeiro clipe. Porém, confesso que deixei de ouvir os dois últimos álbuns. Tudo mudou quando soube do lançamento de Wasting Light.

Foi o álbum mais ouvido, o documentário mais assistido (Back & Forth) e o show mais esperado (Lollapalooza, em abril/2012).







4) Daft Punk – Derezzed

Não sou fã dessa dupla francesa, mas tenho que admitir: Derezzed é foda pra caralho! Provavelmente por isso tenha sido tão difícil classificá-la. Ouço sempre! E só não entrou na lista do ano passado porque comecei a ouvi-la no final de novembro, depois de assistir ao filme do qual ela faz parte da trilha (Tron: Legacy). Uma pequena bobagem (a trilha do filme), que foi apenas considerado o melhor disco de música eletrônica de 2010, pela Billboard.




3) Beady Eye – The roller

Antes mesmo do lançamento do álbum (Different Gear, Still Speeding), que aconteceu no final de fevereiro, esse clipe já circulava no YouTube. Sou suspeito para dizer, mas é um dos meus discos favoritos desse ano.

Bom, o que posso dizer? Essa música é especial! (sério?! Pensei que você tivesse escolhido essa lista ao acaso! rs). Não, é sério. Ela é especial porque surgiu num dos momentos em que mais precisei de inspiração: a finalização do meu TCC. As pessoas, às vezes, me perguntam de que eu me lembro com relação ao mês de janeiro. E a minha resposta é sempre a mesma: essa música. Talvez, porque o TCC tenha sido o meu “rolo”.. rs




2) Kings of Leon – Back down south

Está no álbum mais recente da banda americana, Come Around Sundown, lançado em outubro de 2010. Ouço em todas as minhas viagens. E até quando não estou em trânsito. Sua cadência me faz lembrar muito a sensação de juntar os amigos e pegar a estrada, sem um destino programado.

Foi “a” música do 2º bimestre, repetida incessantemente durante a volta do ErebdSul, em Londrina.




1) Ellie Goulding – Your song

Quando me dei conta de que estava chegando o momento de montar essa lista, essa música [linda] foi a primeira escrita no meu rascunho. Eu sei, eu sei! Como pode um cara metidão a roqueiro, se dizendo tão másculo etc., ter uma canção melosa dessas como a mais ouvida do ano?! Não tentarei explicar porque acabarei caindo num assunto que já me cansou (e muito!).

Apesar de ser fã do bom e velho rock’n’roll, sempre precisei de uma música de “descarga” (não nesse sentido!), para chorar mesmo, sabe?! Já é o segundo ano seguido que o topo dessa lista é dedicado a “ela”. Merda! Espero não precisar de outra música assim em 2012.. de verdade.




Algumas menções honrosas:
* Foo Fighters, com Skin and bones e The pretender;
* The Rolling Stones, com It's only rock'n'roll e Miss you;
* Led Zepellin, com Kashmir;
* The Beatles, com All you need is love e Hey Jude;
* e o grupo Quarto Negro, com o disco Desconocidos.


É isso. Em 2012, tem mais. Aliás, desde já, aceito (boas) sugestões.. rs


H (no ritmo)

* Imagem retirada daqui

Nenhum comentário: